quinta-feira, março 19, 2020

A partir desta sexta (20) mercados atenderão com senhas e comércio abrirá das 13h às 18h em Guarapuava. Confira novas medidas

As medidas da Prefeitura de Guarapuava seguem atuando de modo preventivo, com o intuito de reduzir a velocidade de propagação do Covid-19. Por isso, na tarde desta quinta feira (19 de março), ao lado de representantes das entidades comerciais guarapuavanas, o prefeito Cesar Silvestri Filho decretou situação de emergência no município.

"Não queremos criar alarme ou pânico. Nós continuamos com um caso suspeito de Covid-19 em Guarapuava, sem nenhuma confirmação. Essa medida foi adotada para facilitar processos burocráticos como processos de licitação, por exemplo, caso sejam necessários para eventuais contratações ou compras emergenciais de equipamentos. Nossa decisão considerou a preocupação com as empresas, empregos da população, com nossa economia. São medidas adequadas e equilibradas para o momento, que aperfeiçoam nosso decreto antigo, considerando a situação epidemiológica que passamos”, confirmou o prefeito.

Conforme o decreto nº 7820, a partir de amanhã (20), o comércio guarapuavano ficará aberto apenas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, aos sábados das 10h às 16h, e fechado aos domingos e recessos, por tempo indeterminado. Órgãos da administração direta e indireta, incluindo Paço Municipal, Procon, Defesa Civil, Central de Triagem e serviço de coleta de lixo terão atendimento ao público reduzido, funcionando das 13h às 17h, a partir desta sexta (20).

Academias, shoppings, cinemas, teatro, museus, casas noturnas e de shows, centros de eventos, escolas de atividades esportivas e clubes serão fechados, a partir de amanhã (20), por determinação do decreto. Bares e restaurantes podem permanecer abertos até às 22h, respeitando a aglomeração máxima de 50 pessoas. Após este horário, apenas o serviço de entrega à domicílio será autorizado.

Além disso, os serviços de trânsito e transporte também têm alteração. As atividades do Estar (Estacionamento Rotativo) estão suspensas, a partir desta sexta-feira (20), por tempo indeterminado. As linhas do transporte coletivo serão reduzidas com circulação de ônibus do meio-dia às 19h, em dias úteis. A partir desse sábado (20), haverá transporte público das 9h às 17h, com retorno na segunda-feira, às 6h.

As redes de supermercados deverão controlar o acesso dos seus clientes através de senhas, respeitando o limite máximo de 10 pessoas por caixa/guichê de atendimento, a partir desta sexta (20). Eventos fúnebres também não poderão aglomerar mais de 10 pessoas.