sexta-feira, fevereiro 28, 2020

Professores da rede municipal fazem protesto em frente à Prefeitura de Francisco Beltrão

Cerca de 750 professores da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, fizeram um protesto em frente a prefeitura, nesta quinta-feira (27), segundo o sindicato da categoria. Com a mobilização, a maioria dos alunos não teve aula nos períodos da manhã e tarde.

Conforme o sindicato, os professores protestaram contra a retirada de um artigo de uma lei municipal, sobre o plano de cargos e salários, aprovada na câmara de vereadores a pedido do poder executivo. O artigo garantia o aumento do piso municipal conforme o nacional, que em 2020 será de 12,86%.

Entretanto, em 2020, a prefeitura deu aumento de 4,48% para todos os funcionários públicos, incluindo os professores. De acordo com o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB), não é possível atender os professores porque o aumento pedido prejudicaria as contas públicas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal em Francisco Beltrão (SINTEPFB) informou ainda que dos 1,5 mil professores da cidade, metade participou do protesto.

Segundo a vice-presidente do sindicato, Valdenice Setti, apenas duas escolas do município não aderiram à mobilização.

O sindicado não informou quantas crianças ficaram sem aula nesta quinta-feira. Um levantamento deve ser feito no final do dia.