sexta-feira, janeiro 31, 2020

Policial ambiental é preso por extorsão na área rural de Toledo

Um soldado da Polícia Ambiental foi preso por extorsão na Vila Ipiranga, na área rural de Toledo, na tarde de quinta-feira (30).

Segundo informado pelo Major Adauto Giraldes da Polícia Militar, o proprietário de um sítio recebeu na propriedade a equipe que atestou que no local havia vários crimes ambientais.

O proprietário foi informado que ele seria preso e que uma multa de R$ 100 mil seria aplicada.

Segundo o Major, após o homem dizer que chamaria um advogado, o soldado afirmou que não era necessário e que eles poderiam fazer um acordo de R$ 20 mil, valor referente a 20% da multa.

A denúncia foi apresentada no dia 17 de janeiro. No dia 22 foram ao sítio e informaram que passariam a tarde. A negociação para entrega do dinheiro foi feita via mensagem de texto por aplicativo de celular.

No dia 23 o soldado retornou ao local e recebeu a propina. Toda a ação foi gravada por equipamentos de áudio e vídeo.

Ainda segundo o Major, foram solicitados à Justiça da Polícia Militar mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos o dinheiro recebido e celulares que serão encaminhados à perícia.

O soldado envolvido no esquema trabalha há 9 anos,11 meses e um dia na corporação.

Após a situação houve a denúncia e o policial foi preso. Ele foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar onde prestou depoimento. Ele deve responder por concussão e corrupção passiva.

O soldado será levado para Foz do Iguaçu onde será realizada audiência de custódia na sexta-feira (31). Em Foz será decidido se ele responderá em liberdade ou para onde será levado.

A PM orienta que outras vítimas que entregaram dinheiro a policiais denunciem.