sábado, novembro 30, 2019

Laranjeiras do Sul completa 73 anos !!! Parabéns

            73 anos de história , Laranjeiras do Sul completa neste 30 de Novembro de 2019 , o atual governo municipal vem agraciando a população com uma mega  comemoração , realizando várias atividades dentro do mês comemorativo do aniversário da cidade , como caminhada da natureza  ,a corrida da proclamação e o popular Laranja da canção e já tradicional  desfile cívico onde participam escolas municipais e estaduais , sociedade organizada em geral. 

História 

Até meados do século XVIII, a região entre a Vila de Guarapuava e a Colônia Militar de Foz do Iguaçu era um sertão habitado por índios. Em 1853, ano em que o Paraná se desmembrou de São Paulo, foi expedido o primeiro documento de propriedade de terras na área.

A localidade começou a conquistar sua própria identidade com a criação do Distrito Policial em 1898. Em 1901, foi instalada a Colônia Militar Mallet, tendo à frente o 1° Batalhão de Engenharia, com o objetivo de construir uma linha telegráfica de Guarapuava até Foz do Iguaçu. Em 1911, foi criado o Distrito Judiciário de Laranjeiras. Em 1943, foi criado o Território Federal do Iguaçu e a sua capital instalada em Foz do Iguaçu. Em 1944, um decreto definiu que a capital seria transferida para Iguaçu, ex-vila Laranjeiras e ex-vila Xagu.

O Território Federal foi extinto em 1946 e Iguaçu perdeu o status de capital, voltando à condição de distrito de Guarapuava. Lideranças locais se empenharam junto ao governo estadual e em 1946 foi assinado o decreto que criou o município com o nome de Iguaçu, renomeado para Laranjeiras do Sul em 1947.