sábado, outubro 05, 2019

Em evento com ministro, governador destaca ações para o sistema penitenciário

O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu nesta sexta-feira,4, a reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No encontro, com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o governador enfatizou a importância das ações para melhorar o sistema penitenciário e o desenvolvimento de nova política pública nesta área.

“O País avança no combate à criminalidade, e o Paraná também. O grande desafio é a questão carcerária, modernizar o sistema”, disse Ratinho Junior. Ele lembrou que no Paraná, dinheiro do governo federal destinado à construção e reformas de unidades prisionais, estava parado há cerca de três anos, por falta de projetos executivos. “Agora estamos fazendo projetos e encaminhando as licitações”, explicou.

Ratinho Junior também citou que, dentro do programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs), apresentado recentemente, está prevista a construção e gestão da Penitenciária Industrial de Piraquara, incluindo uma cozinha industrial para produção de alimentos destinados aos presos. “É algo inovador, que reduz custos para o Estado e ajuda na ressocialização”, disse.