segunda-feira, setembro 30, 2019

Governo do Paraná quer levar as artes marciais para dentro das escolas

O Governo do Paraná vai levar as artes marciais para dentro das escolas estaduais, oferecendo treinamentos no contraturno às aulas convencionais e também nos fins de semana. O programa foi tema de uma reunião nesta segunda-feira, do governador Carlos Massa Ratinho Junior e uma delegação de atletas e professores ligados a diversas artes marciais. 

O encontro foi no Palácio Iguaçu. A ideia, explicou o governador, é começar o projeto-piloto no segundo semestre deste ano em, pelo menos, três núcleos de educação. A partir de 2020, com o aprimoramento da iniciativa, a meta é difundir para as mais diversas regiões do Estado. Ratinho Junior destacou que a filosofia das artes marciais são muito boas para os jovens.

 No encontro, com a participação do diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, a delegação de atletas e professores solicitou apoio para a criação de um departamento estadual da categoria, vinculado à autarquia, que integra a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. A intenção é elaborar projetos para trazer recursos federais visando o incremento do esporte local. Wirbiski disse que o evento também serviu para apresentar um projeto de Jogos Abertos voltados exclusivamente às artes marciais.

 Segundo Helio Wirbiski, o evento vai ocorrer em Londrina, no ano que vem, mas ainda sem data definida. Ele ainda ressaltou que o governador determinou que o esporte seja usado como uma ferramenta no contraturno das escolas para proteger as crianças. Presidente da Adecam, Associacao Desportiva e Cultural de Artes Marciais do Paraná, o mestre Edinei Pedroso aprovou a iniciativa