sexta-feira, agosto 30, 2019

Unidade de Saúde do Monte Castelo promove coleta do preventivo no sábado (31)

A coleta de preventivos segue sendo o principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero. Pensando nisso, a Unidade de Saúde do Monte Castelo vai estar aberta neste sábado, 31, durante todo o dia, para realizar os exames preventivos para o público feminino. Na oportunidade, será feito a coleta do exame preventivo e orientações sobre prevenção a doenças. Esse tipo de ação, vem sendo realizado frequentemente pelas equipes da Secretaria de Saúde, que disponibiliza a coleta em horários alternativos, para atender aquelas mulheres que trabalham durante a semana. 

A recomendação, é que as mulheres interessadas em realizar o exame, apresentem o cartão do SUS, CPF, RG e a Carteira de vacinação. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e pode ser feito gratuitamente.

“No sábado dia 31 de setembro estaremos fazendo o exame na Unidade de Saúde do Monte Castelo durante todo o dia. Toda mulher que trabalha durante a semana, pode agendar o exame em qualquer Unidade de Saúde e comparecer no sábado para fazer a coleta”, disse o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Além de detectar o câncer, o Papanicolau serve também para a verificação de lesões internas e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Devem realizar o exame todas as mulheres na faixa etária dos 20 aos 64 anos de idade.

Há duas formas de marcar o exame. O agendamento pode ser realizado pessoalmente nas Unidades Básicas de Saúde ou com um Agente Comunitário de Saúde (ACS). No dia da coleta, a mulher não pode estar menstruada e não deve usar cremes e duchas vaginais. As relações sexuais devem ser evitadas já na véspera do exame.