O professor de educação Infantil precisa ser corajoso, dedicado, ter memória de elefante e jamais errar.
Na agenda o professor escreve: Querida família, converse com seu filho, pois seguidamente puxa brinquedos da mão, ou bate no amiguinho com ele........e a família responde: Foi aí que aconteceu, aí deve ser resolvido. Ou Prof, em casa não acontece isso faz assim, quando acontecer isso, tu conversa com ele. Professor estuda na faculdade as fases do desenvolvimento das crianças, aprende sobre o processo de adaptação, lê assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil....pesquisa, aplica metodologias de ensino...Mas será mesmo que o professor não vai saber disso?
Ele tem entre 10 e 20 mochilas para abrir diariamente(vasculhar todos os cantos e bolsos pois algo pode estar por dentro e no outro dia vir bilhete cobrando: Prof Mandei no bolsinho pequeno do terceiro bolso interno a sacolinha de roupa suja). Precisa reconhecer os 10 pares de meias, identificar todos os tipos de calçados que as crianças usam, informar corretamente qual a luva, a toca, o cachecol, os rabicós e o pregador de cabelo. Este ser que nada tem para fazer abre, lê, manda recado para as 10, 20 agendas, responde bilhetes, confere quem trouxe, quem não enviou, ou simplesmente quem ignorou o bilhete, mas cobrou um pé de meia que ficou do outro dia, que estava sem nome e o filho constantemente tira do pé toda hora, assim como os outros 10 ou 20 alunos.
São 10, 15, 20 crianças que cada uma usa um determinado tipo de fralda, pomada, lenço umedecido e o professor precisa ainda saber qual casaco tirou de quem, qual desses materiais estão acabando, para quem solicitar e quem pra variar ainda não trouxe. E ensina a sentar, gatinhar, caminhar, falar, comer.....e o comer....esse que faz o maior lambuzo.......e não lambuzo de uma, duas ou três crianças, mas 10, 15 ou 20 e vamos ensinando.....
Puxa prof....Esqueceu de escrever na agenda porque meu filho tem um roxinho na testa, um arranhado no pescoço.......Acho que você não está prestando atenção e cuidando de seus alunos. A mochila está vindo toda bagunçada!
Prof Fulano teve febre, Beltrano vomitou, Ciclano não passou bem a noite. Tem remédio na mochila. Vou buscar ele as 14. Vai prof. lembra todos os recados, não esquece do planejamento, faz atividade com a criança, alguém fez cocô, dá colo, acalma as lágrimas, junta do tombo, separa a briga.....
Manda bilhete das atividades, solicita material, não se abale se poucos enviarem os materiais, faça o MELHOR com o que tem, seja criativa.
Ah! Já que você só cuida de criança, tire foto das crianças, poste em redes sociais, no grupo do Whats ou mande para cada pai. Nós pais gostamos de saber como está nosso filho durante o dia, pois acalma nosso coração.
Terminou de trocar todos??? Olha o pai do Fulaninho veio buscar! Hum está cocô! Troca novamente prof. Todos os dias vou buscar meu filho, ele está cocô, essas profs não trocam. Prof meu filho fez cocô e tu não marcou na agenda?
Prof Mandei 7 fraldas, e foi marcado só uma troca. O que vocês fizeram com as outras 2 que não voltaram e estão faltando???
Oi filho, chegamos para buscar você! Vem a mãe está esperando.....Você já passou o dia com as profsª.
Tudo certo prof.....acabou teu expediente, volta para casa e descansa....Ah! Quando chegar em casa não esquece de olhar o whats, pode ter recados dos pais....até mesmo entre as 00:00 as 6 da manhã.Mas antes seja forte, cuide da casa, do filho, do marido, da faculdade, da família e principalmente cuide-se.
Então encontra uma nova amizade e pergunta: O que tu faz? Sou professora de uma escola de Educação Infantil.
Ah! Tu cuida de criança! É fácil né!
Via @redepedagogica