quarta-feira, julho 31, 2019

Porto Barreiro - Secretaria de Saúde alerta munícipes sobre os casos de Meningite na Região

     A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Barreiro, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, faz um alerta sobre os cuidados a ter com a meningite, pois essa doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana (meninge) que envolve o cérebro e a medula espinhal. É frequentemente ocasionada por vírus ou bactéria, sendo esta última mais grave e de evolução rápida, podendo agravar em horas.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas, salivas e secreções das vias aéreas superiores (nariz e garganta) presentes na tosse, espirro e pelas mãos sujas. A secretária Ednilce Rodacki lembra que todas as medidas de prevenção devem ser levado a sério e colocadas em prática, pois são essas ações que ajudam a controlar o surgimento de novos casos. Nossa equipe de Vigilância Epidemiológica tem orientado a população de acordo com as orientações repassadas pela 5º Regional de Saúde de Guarapuava e com isso queremos evitar essa doença em nosso Município”, enfatiza a Secretária.

A população deve ficar atenta com essas medidas;

Lavagem das mãos frequentemente (ação simples, mas muito importante);
Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar toalhas descartáveis;
Manter os ambientes bem arejados, claros e ventilados, provendo a circulação do ar;
Não compartilhar copos, utensílios pessoais;
Evitar locais fechados e com aglomeração;
Evitar rodas de chimarrão e narguilé;
Manter a vacinação em dia.

E fique atento aos sintomas: febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço (não conseguir encostar o queixo no peito), vômitos (podem ser em jato), perda de apetite, sonolência, confusão mental, agitação, manchas vermelhas no corpo e sensibilidade à luz. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas.

Em casos de dúvida ou identificação de algum sintoma entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3661-1098 ou procurar a unidade de saúde o quanto antes, lembre-se que a meningite pode evoluir gravemente em horas.