Esta semana, Guarapuava teve oficialmente confirmada a segunda morte por gripe em 2019. Trinta e três novos casos de gripe foram confirmados no Paraná em uma semana segundo um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O balanço foi publicado na tarde de quarta feira (24 de julho).
Ao todo, 448 casos da doença foram registrados no estado em 2019. No último boletim, divulgado no dia 18 de julho, o balanço apontava 415 casos de gripe no Paraná.
O número de mortes também cresceu, de acordo com o boletim, passando de 83 para 87. As mortes foram registradas em Guarapuava, na região central; Foz do Iguaçu, no oeste; Morretes, no litoral; e em Curitiba.
Segundo a Sesa, idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de seis anos representam 45% dos casos de gripe confirmados. Veja no gráfico abaixo.
VÍRUS
O boletim divulgado pela Sesa apontou ainda que a maior parte dos casos de gripe confirmados são de Influenza A (H1N1). No total, foram 394 diagnósticos.
A Influenza B tem 32 casos confirmados, seguida da Influenza A (H3), com 21 confirmações. Um caso de Influenza A não subtipado também foi registrado.
A Influenza A (H1N1) também tem o maior número de mortes confirmadas em 2019, segundo o boletim. Ao todo 76 óbitos foram registrados pelo subtipo.