sábado, junho 22, 2019

O primeiro amanhecer deste inverno não foi de muito frio. Segundo o Simepar, apenas uma cidade registrou temperaturas abaixo dos 10°C e o sábado (22) começou com temperaturas mais amenas entre Curitiba, Região Metropolitana e os Campos Gerais, mas, mesmo assim, com termômetros marcando bem perto disso, com formação de nuvens baixas. A previsão aponta que o dia deve ser como estávamos acostumados no Outono, mas é bom já aproveitar que não está tão frio para tirar as blusas do armário e evitar as alergias.

Já no domingo (23), a promessa é de que tenhamos Sol, com predomínio de uma massa de ar mais estável em todo o Paraná. As temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas, mas ainda assim, nada muito diferente do registrado antes.

Embora frio pela manhã, com mínimas entre os 11°C em Curitiba e a menor temperatura no Paraná prevista para Guarapuava, onde pode registrar até 9°C, não deve ficar tão gelado ao longo do dia. Mesmo assim, essa elevação da temperatura não é tão intensa, com máximas previstas próximo aos 27°C na região Oeste.

E o friozão?

Segundo o Simepar, nas próximas horas ocorre uma rápida elevação da temperatura entre as áreas mais ao Norte e Oeste do Estado. Entre a próxima terça (25) e quarta-feira (26) há uma frente fria prevista para chegar ao Paraná e, com isso, o tempo muda, principalmente na quarta. Antes disso, os ventos já causam rajadas moderadas a fortes em algumas regiões do Estado.

Na quinta-feira (27), a frente fria avança em direção ao Sudeste do país, passando com seu eixo mais instável pelo mar. A partir de então, os dias vão ser mais instáveis, com possibilidade de chuva, o que faz com que uma nova frente fria se aproxime logo no começo de julho. Do dia 1 ao dia 6 de julho, esfria bem em toda a região Sul do país, principalmente no Paraná.