sexta-feira, maio 31, 2019

Programa social disponibiliza óculos de forma gratuita em Laranjeiras do Sul

Aproximar o atendimento médico das pessoas mais carentes e proporcionar a elas uma melhor qualidade de vida tem sido um dos principais objetivos da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, com o projeto “Olho Vivo”. Nesta sexta-feira, 31, mais 50 pacientes, entre crianças, adultos e idosos, receberam seus óculos, totalizando 400 pessoas já contempladas com o programa.

 “A criança representa o nosso futuro e os idosos representam a nossa história. A prefeitura se orgulha de ir além das suas obrigações de atenção básica. Por isso foi colocado um recurso adicional na saúde para que as pessoas possam receber os seus óculos e enxergarem o colorido da vida”, afirmou o prefeito Berto Silva.

O processo para obter o auxílio começa com encaminhamento do paciente para o oftalmologista do Sistema Único de Saúde, SUS, o qual indica se é necessária a intervenção cirúrgica ou a utilização de óculos. Posteriormente, com a receita médica recomendando o uso do acessório, o munícipe é encaminhado para a Assistência Social, a qual avalia se há o enquadramento no programa social. Os valores dos óculos fornecidos pelo programa oscilam de R$ 195,00 a R$ 224,00, dependendo da intensidade de grau das lentes prescritas pelo médico. 

Além das pessoas contempladas, participaram da entrega que foi realizada no Auditório da APAE, o Prefeito Berto Silva; Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari; Secretária de Assistência Social e Segurança da Família, Eliza Gemeli da Silva, além dos vereadores Carlos Alberto Machado (Magrão), Ivaldonir Panatto (Bronca) e Valmir Trindade (Sete).