sexta-feira, maio 03, 2019

Pais de autistas comemoram aprovação de lei que proíbe foguetes e fogos de artifício em Guarapuava

FALTA Laranjeiras do Sul .....
Foi aprovado em duas votações o projeto de autoria dos vereadores Aldonei “Dognei” Bonfim e Marcio Carneiro, que o manuseio, a utilização, a queima, a soltura e a venda de fogos de artifício e quaisquer artefatos pirotécnicos, que causem poluição sonora, com potencial de produzir danos à saúde e a vida de pessoas e animais em Guarapuava.

Os autores justificam que os foguetes são causadores de inúmeros danos e desconfortos a crianças, idosos, acamados, portadores de doenças mentais e animais domésticos. 


      O vereador Elcio Melhem, contrário ao projeto, alegou que a proposta seria um vício de iniciativa, ou seja, que deveria ser de iniciativa do executivo e não do legislativo. 

Observou, também, que se for aprovado, revoga decretos federais: “vem ferir a Constituição Federal que permite o livre comércio”. 

Mesmo assim, os demais vereadores ficaram sensibilizados com o vídeo que trazia o apelo e pedido de aprovação de uma da mãe de criança autista que relatou o sofrimento da sua filha de seis anos com o barulho dos foguetes. “Ela tem muito medo, fica muito nervosa, chegando a entrar em crise devido sua hipersensibilidade auditiva”. 

       
Quem, também, fez seu apelo foi Losanja Gonzáles, presidente da presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), em nome de mais de 100 famílias, pais de autistas. “Essa lei não vai beneficiar somente os animais, além dos idosos e doentes, vai beneficiar as nossas crianças”.

“Quando a cultura passa a ser sofrimento de alguém ela é tortura”, frisou Dognei, que conseguiu o voto favorável dos demais vereadores presentes. 

Agora o projeto de lei segue para sanção do Executivo.