sexta-feira, janeiro 18, 2019

Prefeitura de Guarapuava notifica MAIS de MIL TERRENOS na cidade em 2018

As reclamações de moradores de Guarapuava sobre a situação em que se encontram terrenos públicos e particulares do município relataram casos espalhados por diversos bairros. 

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), as notificações aos terrenos baldios são feitas pelo Departamento de Fiscalização do município, a partir de denúncias de locais com lixo ou mato, recebidas na Ouvidoria (156). Após esse processo, o Departamento localiza o imóvel junto à Secretaria de Habitação e Urbanismo para, em seguida fazer a vistoria, com registro de fotos. No caso da denúncia ser procedente, o Departamento notifica os proprietários que têm 30 dias para executar a limpeza. Posteriormente, é feita uma nova fiscalização e, caso não exista o cumprimento da notificação, é aplicada multa.

O valor da multa é de 15 Unidade Fiscal Municipal (UFM), que equivalem a R$ 871,50. Além disso, é cobrada também a limpeza do terreno, feita pela equipe da Surg, cujo valor é de R$ 3,90 por metro quadrado.

Em um balanço do ano passado, a Prefeitura notificou entre janeiro e dezembro, 1.094 terrenos baldios oriundos de reclamações na Ouvidoria. Desse total, 793 foram limpos pelos proprietários. Foram emitidas 191 multas aos donos de terrenos da cidade e os pedidos de limpeza foram encaminhados à SURG.