quarta-feira, janeiro 16, 2019

Casos de dengue aumentam 10% em uma semana; secretaria alega demora nas notificações

Mais cinco municípios registraram casos autóctones de dengue, com pessoas infectadas na própria cidade. O boletim foi divulgado ontem (15) pela Secretaria da Saúde do Paraná.

As ocorrências foram registradas em Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Porto Rico, Sertaneja e Iguatu. Com exceção do município dos Campos Gerais, as outras cidades estão localizadas nas regiões com maior circulação do vírus — Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Os 142 casos confirmados de dengue foram registrados em 44 municípios diferentes. Na região de Curitiba, a saúde identificou um paciente, em Almirante Tamandaré, mas a doença foi contraída fora do estado. Em relação ao boletim anterior, o número de casos de dengue aumentou 10% — foi de 129 para cento e quarenta e duas ocorrências.

A médica veterinária Ivana Belmonte, da Vigilância Ambiental da Secretaria, garante que o índice é afetado pelo recesso das repartições públicas e pelo atraso nas notificações. O aumento não significa que todas se referem a casos da última semana.