As equipes de trabalho da Prefeitura estão empenhadas neste final de ano na recuperação de estradas rurais que há muito necessitam de melhorias para escoamento de produção e trafegabilidade.
No início desta semana, as máquinas e caminhões estão na comunidade Nova Aliança cascalhando as entradas das propriedades. Uma delas é do senhor Léo Matias, conhecido “Maradona” e de sua esposa, a senhora Teresinha Marschner.
Esta propriedade tem uma peculariedade em especial: cerca de 40 alunos de agronomia da UFFS, acompanhado de professores, uma vez por mês vão na comunidade dar orientações na produção de hortaliças e outros. De acordo com seu “Maradona”, no próximo dia 14 haverá um encontro de final de ano com os estudantes.
Tudo que é produzido na comunidade do seu “Maradona” vai para colégios da região da Cantu, além de alguns serem comercializados em Curitiba, Castro e Ortigueira. A propriedade é considerada umas que também produzem maior quantidade de leite do município. São de 10 a 12 mil litros por mês, segundo o proprietário.
A Secretaria Municipal de Agricultura também é fator importante no apoio aos pequenos produtores. De acordo com seu “Maradona”, recentemente por parte da Prefeitura foi cedido um caminhão para o transporte de adubo e assim preparar a terra para o plantio a partir de fevereiro.