sábado, dezembro 22, 2018

Paraná avança em sistema prisional humanizado

A governadora Cida Borghetti vistoriou neste sábado (22) duas obras em andamento no Complexo Penitenciário de em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. São as obras de construção do Centro de Integração Social, já em fase final, e a de ampliação da Penitenciária Estadual de Piraquara II. O investimento, de R$ 35 milhões, abrirá mais 717 vagas no sistema.

A governadora também visitou a Penitenciária Feminina, no mesmo complexo, que é a maior do Estado, com 389 mulheres. Cida afirmou que o Paraná avança na implantação de um modelo prisional que busca a reintegração dos presos na sociedade.

“Trabalhamos para humanizar o sistema penitenciário, buscando a ressocialização dos presos. É preciso dar oportunidades para que as pessoas possam mudar. Nossa missão é recuperar vidas”, afirmou a governadora. Ela destacou que a Penitenciária Feminina é referência em tratamento diferenciado e enfatizou, também, a expansão, no Estado, de unidades de progressão, onde os presos estudam e trabalham em tempo integral.

Nos últimos dois meses a Secretaria Especial de Administração Penitenciária inaugurou nove unidades de progressão, abrindo 1.261 vagas. O secretário especial de Administração Penitenciaria, coronel Elio de Oliveira Manuel, afirmou que a atual gestão incentivou o olhar diferenciado e a busca da humanização do sistema. “O objetivo é que os presos saiam melhores do que entraram e que voltem à sociedade com oportunidades e uma nova chance de reconstruírem suas vidas longe do crime”, disse ele.