Atenção pais que devem matricular seus filhos nos colégios estaduais para o próximo ano letivo. Agora é norma constar nos documentos exigidos o comprovante e declaração de vacinação, documento que será emitido por profissional de saúde, da rede pública ou privada, atestando que o aluno está em dia com todas as vacinas consideradas obrigatórias. A regra é válida para estudantes menores de 18 anos, das redes pública e privada, e entrou em vigor após a aprovação da Lei Estadual 19.534/18, que trata do tema.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a lei garante a imunização, principalmente das crianças, que necessitam ser levadas pelos pais ou responsáveis para serem vacinadas.
“A vacinação é fundamental no combate às doenças. Ao longo da história, as vacinas já ajudaram a reduzir a incidência da poliomielite, sarampo e tétano. Não podemos esperar a população adoecer para agirmos”, afirma Nardi.
Matrículas em Laranjeiras do Sul
De 12 e 29 de novembro as escolas e Cmeis realizarão a rematrícula dos alunos para o ano subsequente. Neste primeiro momento os pais e responsáveis deverão comparecer na unidade educacional.
De 20 de novembro a 1º de dezembro, obedecendo a organização interna de cada instituição, acontece o período de matrículas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de recursos e Educação Especial. De 3 a 7 de dezembro efetivação da matricula nas escolas estaduais para os alunos que frequentarão o 6º ano.
De 4 a 8 de dezembro, levantamento de vagas internas dos anos de continuidade e de 11 a 19 de dezembro matricula de alunos procedentes de transferência de outros estados e municípios e início do cadastramento de espera de vagas. A partir do dia 1º de fevereiro de 2019, transferências entre instituições do município através do cadastro de espera de vagas.
Aos pais e responsáveis de alunos que estão no 5º ano e irão ingressar para as escolas estaduais, as escolas entregarão entre 26 a 29 de novembro a Carta de Matrícula, que deverá ser entregue na escola estadual no ato da matrícula, que ocorrerá entre 3 e 7 de dezembro.
Nesta chamada, não há número específico de vagas ofertadas, já que, por lei, o município é obrigado a atender toda a população que demonstrar interesse. Atualmente, a educação infantil em Laranjeiras do Sul é ofertada em 11 escolas, além de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).