quinta-feira, outubro 18, 2018

Em oito meses, Guarapuava registra 25 mortes por câncer de mama e colo de útero

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Já o de colo de útero está em terceiro lugar. Em Guarapuava de janeiro até setembro 25 mulheres entram em óbito. Em 2016 o número de mortes de mulheres com câncer de útero ou de mama chegou a 36 e em 2017 33.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, Sueli Martins Ribeiro, estas 25 mortes poderiam ter sido evitadas se tivesse sido feito o diagnóstico precoce. “ Hoje nós acompanhamos 600 mulheres que ainda não desenvolveram o câncer mas que estão no estágio inicial da doença destas 90% podem ter sucesso no tratamento, vai ter cura porque foi diagnosticado precocemente”.

Ainda segundo Sueli, 52% da população feminina não faz os exames de prevenção e 48% realiza todos eles anualmente. De acordo com o ministério da saúde 87% da população tem conhecimento que existe o exame sabe como é onde faz e o que acontece só que não faz.

Pensando em prevenir as mortes causadas por estes tipos de câncer este sábado (20) é dia de atendimento especial voltado para as mulheres nas Unidades de Saúde que será das 8 às 17h. Entre os serviços oferecidos estão coleta do preventivo, agendamento de mamografia e, em algumas unidades, haverá ainda atendimento odontológico.

O Dia D, que é exclusivo para as mulheres, será realizado em todas as UBS, exceto de Entre Rios que será na sexta feira (19).