quinta-feira, agosto 30, 2018

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde lança projeto “Nascer” para fortalecimento e apoio ao parto

Com o objetivo de diminuir os índices de cesáreas no município de 62% para 40%, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul lança no dia 30 de agosto, às 18h30, no Cine Teatro Iguassu, o projeto “Nascer”, que visa o fortalecimento e apoio ao parto. O projeto será desenvolvido em parceria com o Centro Médico Hospitalar São Lucas, referência do programa “Mãe Paranaense” e vai envolver as participantes do programa “Mamãe Coruja” e os grupos de gestantes das unidades básicas de saúde. 

“Essa é a nossa luta pela redução da Mortalidade Materna e visa promover um debate sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher. No mesmo ato será passado o filme ‘O Renascimento do Parto’ como forma de conscientização”, afirmou o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari. 

Segundo a Agência Nacional de Saúde, bebês nascidos de cesarianas apresentam riscos maiores de dificuldades respiratórias e são internados em UTI neonatal com mais frequência. Em cesarianas desnecessárias, o recém-nascido pode sofrer complicações respiratórias imediatas, e se o parto for realizado antes das 39 semanas de gestação, o nascimento pode ocorrer antes da completa maturação pulmonar do bebê. 

Vantagens do parto normal

Pesquisas comprovam que a passagem pelo canal vaginal, na hora do nascimento, coloca o bebê em contato com bactérias naturalmente presentes nessa área do corpo da mulher, fortalecendo seu sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de alergias e outros problemas de saúde no futuro. 

O trabalho de parto, ao contrário de um sofrimento para a criança, significa amadurecimento. A intensificação gradual das contrações musculares do corpo da mãe, necessárias para o bebê nascer, favorece a prontidão para o nascimento e o contato com o mundo – ritmo cardíaco, fluxo sanguíneo e maturação pulmonar são gradativamente trabalhados. 

Incluem também uma melhor recuperação da mulher após o parto, melhor contato da mãe com o bebê logo após o nascimento, menor incidência de infecções e hemorragias para a mãe e menor incidência de problemas respiratórios para o recém-nascido.

Assessoria