Um bovino de uma propriedade do interior de Prudentópolis teve morte confirmada com o diagnóstico de raiva. A informação foi repassada pela unidade regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
O caso soma-se ao ocorrido em Goioxim, que também resultou na morte de um bovino, contaminado pelo mesmo vírus.
De acordo com a médica veterinária responsável pela Agência de Prudentópolis, Márcia Mendes, a morte do animal ocorreu em 20 de junho, com diagnóstico confirmado no dia seguinte. O bovino contaminado integrava o rebanho de uma propriedade na localidade de Terra Cortada, região limítrofe entre os municípios de Prudentópolis, Inácio Martins, Irati e Guarapuava.
“A partir da confirmação do diagnóstico nós iniciamos um serviço de verificação de focos e de controle em um raio de 12 km do local de ocorrência. Por isso, com esse caso, o trabalho da equipe de outras cidades também está sendo importante, já que mobiliza outras áreas”, declarou a médica veterinária.
Assim como em Goioxim, a confirmação do diagnóstico evidencia a existência de foco de morcegos contaminados na região. Segundo Márcia, os morcegos hematófagos, responsáveis pela transmissão do vírus em bovinos e humanos, apesar de conseguirem sobreviver por um tempo maior após a contaminação, também acabam morrendo. A partir da identificação de animal contaminado, Márcia elenca três passos fundamentais para a ação do proprietário.
