domingo, junho 17, 2018

Brasil leva gol polêmico e cede empate para a Suíça na estreia na Copa

O Brasil não estreava com tropeço em Copas do Mundo fazia 40 anos, mas quebrou o tabu neste domingo (17), na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O time ficou no 1 a 1 com a Suíça, em Rostov, pelo grupo E do Mundial.

Philippe Coutinho abriu o placar, aos 20 minutos do 1º tempo, mas bastou uma desatenção na defesa que o time levou um gol, de Zuber, aos 5 minutos da etapa final. O zagueiro Miranda, que estava à frente do suíço no lance, reclamou de empurrão, mas o árbitro falou que não houve nada.

“Se eu tivesse me jogado, ele assinalaria empurrão. Tem árbitro de vídeo. Eles viram, acharam que não foi para tanto”, lamentou o zagueiro Miranda, após a partida, sobre o lance do gol da Suíça. “O gol que eles fizeram, a meu ver, foi falta. Não importa a força do empurrão, foi suficiente para o Miranda não conseguir subir. Não sei se o juiz não viu ou não quis ver, mas não adianta ficar lamentando”, disse o meia Willian.

Mais cedo, a Sérvia derrotou a Costa Rica por 1 a 0. Com isso, os sérvios lideram o grupo E, com 3 pontos. Brasil e Suíça têm 1 e a Costa Rica, nenhum. Na próxima sexta-feira (22), a seleção brasileira enfrenta a Costa Rica, na segunda rodada.

HISTÓRIA

Desde a Copa de 1982, o Brasil sempre estreou com vitórias em Mundiais. O último tropeço foi em 1978, quando a equipe ficou no 1 a 1 com a Suécia. Nas 20 Copas anteriores, o Brasil venceu 16 jogos de estreia, empatou dois (1974 e 1978) e perdeu dois (em 1930 e 1934).

RETROSPECTO

Em Copas do Mundo, Brasil e Suíça só haviam se enfrentado uma vez. Foi em 1950, no primeiro Mundial sediado pelo Brasil. A partida, no Pacaembu (São Paulo), terminou 2 a 2.