


'' Vejo aqui neste recinto as pessoas que precisamos para que a APAC seja uma realidade em Laranjeiras do Sul , temos advogados , promotores , juiz , delegado , prefeitos , vereadores , imprensa , lideranças locais e regionais , representantes de orgãos estaduais e municipais , juntos vamos construir a APAC '' afirmou a Dra Iracema
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC –, possui uma metodologia de valorização humana, oferecendo, aos condenados, condições de recuperar-se. A referida entidade tem o propósito de proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça , para que um dia este condenado esteja de reintegrado a sociedade de forma digna e acima de tudo ressocializado.
O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.
Dr Marco Aurelio Pelizzari Lopes fez uso da palavra e citou um caso criminal que ele atendeu na comarca e que se houvesse para seu cliente na época o atendimento da APAC , este cliente não teria cometido o suicídio após o cumprimento integral de sua pena.
O Dr Alberto Cortez Neto Juiz de Direito da Comarca de Laranjeiras do Sul reafirmou que a APAC realmente recupera os condenados , em uma pesquisa atual de uma instituição de Minas Gerais , dos 139 apenados que passaram pela APAC , apenas 2 voltaram a cometer delitos, ou seja 137 se reintegraram a sociedade e estão seguindo as regras como cidadão comum , enquanto na cadeia ou presídio o índice de reincidência dos apenados é de 96%, provando que a APAC tem um sistema funcional muito eficaz.
OBRA FÍSICA
Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul , segundo Dra Iracema seguirá os próximos passos para que a APAC se instale em Laranjeiras do Sul , um trabalho árduo mas que contará com muitos colaboradores do poder judiciário , da segurança pública e da politica local.
Após a exibição de um FILME mostrando uma APAC de Minas Gerais o presidente da CÂMARA de Laranjeiras do Sul Sr João Badotti disse que uma OBRA como APAC não deve ser muito caro , afinal é como se fosse uma CASA DE PASSAGEM com infraestrutura de pouco custo.