domingo, abril 22, 2018

Ratinho Jr quer reverter suspensão da importação de frango pela União Europeia ao Paraná

Ratinho Jr está preocupado com os efeitos danosas da suspensão da compra de frango pela União Europeia. Ele visitou frigoríficos, exportadoras, criadores, conversou com o deputado Luis Nishimori e escreveu o artigo que segue:

Temos que reverter decisão da União Europeia que suspendeu compra de frango do Brasil

A medida da União Europeia que proibiu a importação de carne de frango e derivados de 20 unidades de frigoríficos do Brasil, traz um impacto negativo grande para o Paraná: oito dos frigoríficos que receberam o veto são de nosso estado. Além disso, o Paraná é o maior exportador de carne de frango do país e o maior produtor nacional.

O impacto dessa medida é grande em nosso estado, porque traz, além dos reflexos comerciais, o desgaste de imagem. A avicultura de corte gera cerca de 60 mil empregos diretos e 600 mil indiretos no Paraná e temos 18 mil avicultores produzindo.

Nesta quinta-feira, 19, ao saber da suspensão, conversei com o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), nosso aliado e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara Federal. Externei minha preocupação e me dispus a somar, da maneira que for possível, para acharmos uma solução. Essa situação precisa ser revertida o quanto antes e exige um esforço público e privado. Todos temos que nos envolver para que o impacto seja o menor possível.

Acredito que há um componente comercial forte nessa restrição e não podemos deixar que isso se estenda. A redução de exportações, além do impacto negativo na balança comercial brasileira e paranaense, nos ameaça com a paralisação de frigoríficos e o desemprego. Temos que agir.

Ratinho Junior
Deputado Estadual e presidente estadual do PSD