Ratinho Jr está preocupado com os efeitos danosas da suspensão da compra de frango pela União Europeia. Ele visitou frigoríficos, exportadoras, criadores, conversou com o deputado Luis Nishimori e escreveu o artigo que segue:
Temos que reverter decisão da União Europeia que suspendeu compra de frango do Brasil
A medida da União Europeia que proibiu a importação de carne de frango e derivados de 20 unidades de frigoríficos do Brasil, traz um impacto negativo grande para o Paraná: oito dos frigoríficos que receberam o veto são de nosso estado. Além disso, o Paraná é o maior exportador de carne de frango do país e o maior produtor nacional.
O impacto dessa medida é grande em nosso estado, porque traz, além dos reflexos comerciais, o desgaste de imagem. A avicultura de corte gera cerca de 60 mil empregos diretos e 600 mil indiretos no Paraná e temos 18 mil avicultores produzindo.
Nesta quinta-feira, 19, ao saber da suspensão, conversei com o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), nosso aliado e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara Federal. Externei minha preocupação e me dispus a somar, da maneira que for possível, para acharmos uma solução. Essa situação precisa ser revertida o quanto antes e exige um esforço público e privado. Todos temos que nos envolver para que o impacto seja o menor possível.
Acredito que há um componente comercial forte nessa restrição e não podemos deixar que isso se estenda. A redução de exportações, além do impacto negativo na balança comercial brasileira e paranaense, nos ameaça com a paralisação de frigoríficos e o desemprego. Temos que agir.
Ratinho Junior
Deputado Estadual e presidente estadual do PSD