O município de Porto Barreiro recebeu na tarde desta quinta-feira (19) representantes da Polícia Ambiental do Paraná, para a apresentação do projeto Força Verde Mirim. Uma parceria com a empresa Engie Brasil, já conhecida da cidade, que irá financiar a iniciativa.
O programa visa formar parceiros e despertar a consciência ambiental, além de trata da educação ambiental e também da inserção social. As crianças e adolescentes serão selecionadas pelos professores. A escolha é uma espécie de reconhecimento aos alunos que são dedicados aos estudos e auxiliam na conservação do colégio.
Entre as atividades programadas para os participantes, estão palestras sobre fauna, flora, recursos hídricos, agrotóxicos, destinação correta de lixo reciclável e ainda lições de ordem unida e civismo. Durante o curso, que tem duração de um semestre com aulas sempre aos sábados, os alunos receberão auto de infração mirim onde poderão “autuar” adultos e conscientizar sobre a preservação da natureza.
Ao final, eles receberão o certificado de agente ambiental mirim. Para as aulas, ganharão uniforme semelhante ao dos policiais militares da Força Verde, o que é um incentivo a mais para que se sintam integrantes diferenciados do batalhão.