segunda-feira, abril 30, 2018

Exército fiscaliza mais de 100 empresas de explosivos no Paraná e em Santa Catarina

Para desencadear a fiscalização do comércio de explosivos nos estados do Paraná e Santa Catarina o Exército Brasileiro, por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), realizou a Operação Rastilho IV, com apoio de helicóptero e viaturas de fiscalização.

A Operação, que teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos, vistoriou 101 empresas que fabricam, transportam, armazenam e utilizam os explosivos, como é o caso de pedreiras.

Cerca de 72 militares do Exército Brasileiro, acompanhados de agentes dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização, percorreram mais de 12 mil km de estradas. Houveram duas apreensões e oito empresas autuadas por irregularidades administrativas nas cidades de Colombo, Sengês, Pien, Reserva, no Paraná e em Concórdia, Xanxerê, Brusque e Águas Frias em Santa Catarina.

Pela primeira vez foi utilizado um helicóptero, do Grupamento de Operações Aéreas (Goa) da Polícia Civil do Paraná, que acompanhou o transporte de cargas explosivas e detonações que estavam agendadas no SFPC/5 com objetivo de verificar as informações cadastradas no sistema e utilização correta do produto controlado. Equipes da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM), Polícia Rodoviária Federal do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, TIGRE e demais Órgão de Segurança Pública também participaram da Operação interagências.