BRF anunciou férias coletivas para 2 mil funcionários da unidade de Toledo...
O embargo à exportação de frango brasileiro pela União Europeia atinge diretamente oito frigoríficos do Paraná, a lista anunciada nesta quinta-feira (19) relaciona 20 unidades produtoras no país que estão proibidas de vender produtos de origem animal, especialmente frango, ao bloco econômico.
Confira os frigoríficos paranaenses proibidos de exportar frango para a União Europeia:
BRF, em Ponta Grossa
BRF, em Toledo
SHB Comércio e Indústria de Alimentos S.A./ unidade da BRF, em Francisco Beltrão
Copagril, em Marechal Cândido Rondon
Copacol, em Cafelândia
Coopavel, em Cascavel
Avenorte, em Cianorte
Lar Cooperativa Agroindustrial, em Matelândia
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Paraná é o maior produtor de frango do país, responsável por um terço da produção nacional. É também o que mais exporta este tipo de carne: de cada 3 quilos de frango que saem do Brasil, um é produzido em frigoríficos paranaenses.
Prejuízos
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, o prejuízo com o embargo pode passar de R$ 1 bilhão de reais por ano.
Em conversa com produtores de aves em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, nesta quinta, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a restrição imposta pela União Europeia pode impactar até 35% das exportações.
"Todos os frigoríficos que estão exportando não exportam só para a Europa, tem mercado interno, tem mercado na Ásia, tem mercado no México, tem mercado em vários lugares do mundo. Então, nós temos um problema, mas que não é o fim do mundo”, declarou o ministro.
Reflexos
Devido à proibição da exportação de frango pela UE, a BRF anunciou que dará férias coletivas de 30 dias a cerca de 2 mil funcionários da linha de abate de aves do frigorífico de Toledo, no oeste do Paraná, a partir do dia 2 de julho.
Em nota, A Lar, de Matelândia, destacou que ainda é cedo para falar de possíveis reflexos provocados pelo anúncio da restrição, por isso prefere não se manifestar.