O Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul realizou mais uma reunião ordinária nas dependências do Fórum ,e para engrandecer o debate , a reunião contou com presença de alguns conselhos de cidade vizinhas a Prefeita Marinez Crotti ( Porto Barreiro ) , Policia Militar , Advogados , Policia Civil , Conselho da Mulher , Promotoria e Juiz da Comarca.
A presidente do Dra Iracema Pereira de Carvalho agradeceu a presença de todos , relatando aos presente sobre os trabalhos realizados e de fatos importantes quanto ao sistema e a importância do conselho na vida dos apenados e suas famílias.
Foi apresentado ao público e autoridades o novo projeto da Leitura que irá ser implantado junto a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul , o qual , já se tem através do processo de contratação a professora que irá implementar o projeto dentro do sistema , o processo que através de portaria expedido pelo Juiz da Comarca , e que após todo este trâmites legal , irá além de educar , alfabetizar e reeducar o apenado , também irá remir pena dentro do processo já sentenciado pela Justiça.
'' Agora temos dentro do Conselho uma Assistente Social , Professora , advogados e iremos em busca de uma APAC , que é um sonho de ter esta casa de ressocialização para os apenados aqui na Comarca de Laranjeiras do Sul '' afirma Dra Iracema
Outro projeto apresentado foi o '' Mãos que tecem a liberdade '', um projeto que prevê a ocupação do apenados através da linha do crochê.
'' Tudo isso tem contribuído significativamente para a Cadeia de Laranjeiras do Sul , não tenha nem um projeto de FUGA ou rebelião , tudo isso é de grande valia dentro do sistema '' afirma Ariel José Oro Chefe do DEPEN da 2 ª SDP de Laranjeiras do Sul
ENTREGA de Rádios HTS para CENSE
Na última visita ao CENSE o Conselho da Comunidade através de algumas conversas , sob da necessidade de alguns rádios HTS profissionais para os profissionais que atuam na ressocialização dos jovens , através de rápida conversa a Presidente do Conselho e seus conselheiros juntamente com Poder Judiciário determinaram através das contas da referida instituição comprar os RÁDIOS HTS para os profissionais , e assim o fizeram realizando a entrega dos mesmos durante a reunião ( fotos)
Ventilador e BEBEDOURO
O Conselho esteve em visita a cadeia pública de laranjeiras do Sul na 2ªSDP e pode verificar que os detentos precisam de 2 ventiladores e um bebedouro o qual durante a reunião foi autorizado a compra pelo Juiz da Comarca , hoje os corredores da cadeia que seriam para 58 presos abrigam 168.
Conselho da Comunidade
O artigo 1º da Lei de Execução Penal prevê que:
A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.
Para que possa haver uma completa reinserção dos cumpridores de pena ou medida de segurança ao convívio social, necessário que lhes sejam fornecidos os meios capazes de prepará-los para esse fim, pois do contrário, o objetivo da execução penal não será alcançado.
Os cumpridores de pena ou medida de segurança ficam segregados e quando do seu retorno, necessitam de suporte para que possam naturalmente se readaptar. A adaptação significa estarem eles preparados para o mercado de trabalho, para o convívio com os seus e com a sociedade em geral. Essa reinserção só será possível com a ajuda da própria sociedade, pois é a ela que incumbe a busca por alternativas a serem oferecidas ao reeducando disposto a não mais delinquir.
Regulamenta a Lei de Execução Penal em seu artigo 4º que o Estado deverá recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança. Um dos principais suportes oferecidos ao cumpridor de pena ou medida de segurança, senão o principal, é o Conselho da Comunidade, pois sendo ele bem constituído e atuante, tornará essa tarefa árdua, um pouco mais branda.