O início das colheitas da safra de soja 2018 iniciaram em Porto Barreiro. Apesar das intempéries climáticas, com um ano bastante chuvoso que acabou afetando a produtividade das lavouras, a expectativa é de um bom resultado.
No Paraná, a safra de soja está se desenvolvendo bem. De acordo com o boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), 9% da soja cultivada no estado foi colhida até o início desta semana. Sobre as condições das lavouras, 86% estão em boas condições e 14% em condição mediana.
Mesmo assim, logo no início da colheita, os produtores perceberam que o excesso de chuva do último mês pesou menos o grão. “Esse ano foi um pouco abaixo do que a gente vinha colhendo nos últimos anos. A soja cresceu demais. Mas estamos colhendo bem, em torno de 160 sacas por alqueire. O tempo está ajudando, com bastante sol, creio que dará tudo certo”, afirmou o produtor Valmir Scarpari.
Enquanto as colheitadeiras trabalham, os agricultores vão alimentando a esperança de não ter um prejuízo tão grande. A Administração Municipal de Porto Barreiro, através da Secretaria de Agricultura, está a disposição para prestar o apoio necessário a nossos produtores.