A prefeitura de Virmond reuniu hoje (04) à tarde, no auditório, produtores rurais que participaram do programa de regularização fundiária do município, em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). Serão 49 famílias de agricultores contempladas que receberão gratuitamente as matrículas de seus terrenos.
Na reunião, a empresa vencedora da licitação para fazer o Georreferenciamento deu orientações aos proprietários para que entrem em contato com os visinhos, detentores dos terrenos que fazem divisas, para comunicar a medição que deve ser realizada, nas 49 propriedades, dentro de 40 dias.
Os produtores beneficiados com o programa são moradores de muitos anos e que tem a usucapião dos terrenos, mas, por não ter documentação, não conseguem realizar projetos de custeio e investimentos em suas propriedades. Outra necessidade dos produtores é retirar a DAP, Declaração de Aptidão ao Pronaf.
“Muito bom esse projeto, nova chance pra nós, eu preciso dos documentos sempre, não consigo financiamento e até os produtos da área rural sem documentos não conseguimos vender. Eu estou muito feliz”, disse a agricultora Beatriz Rodrigues, do Rio Tapera.
O produtor Rural José Inrineu Demétrio, do Campo das Crianças, também aprova o projeto. “Tenho quatro alqueires sem documento e agora graças a Deus vou conseguir porque se fosse pra eu fazer gastaria muito dinheiro e agora tenho esse grande benefício”, destacou.
A partir de agora, a empresa vencedora da licitação inicia as medições dos terrenos e depois será enviado o processo para que seja aprovado. Depois, disso, já será realizada a fase de conclusão e entrega da documentação aos proprietários.
Com Leila Lucas
