quarta-feira, novembro 29, 2017

Governo Municipal de Porto Barreiro realiza um importante trabalho com o Programa Hiperdia

Com índices de mortalidade cada vez mais elevados, as doenças cardiovasculares alcançam números alarmantes e chamam a atenção para a importância de se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco que causam essas doenças, tais como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, etilismo, estresse, obesidade e sedentarismo.

Atualmente, em torno de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a doenças do coração, sem que tenham o primeiro atendimento. Manter uma dieta saudável (pobre em gorduras e em sal e rica em frutas e verduras), praticar exercícios físicos e evitar o estresse já é considerado um grande passo para evitar os problemas cardíacos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Barreiro, através do Governo Municipal, realiza um importante trabalho com o Programa Hiperdia, cujo objetivo é orientar para prevenir doenças e acompanhar as patologias já existentes evitando sequelas, oferendo melhor qualidade de vida à nossa população. E ontem, aconteceu o encerramento deste programa, com a participação de toda a comunidade, da prefeita, Marinez Crotti, e dos responsáveis da saúde.

Durante os encontros, são realizando palestras educativas com o profissional médico, e enfermagem sobre os temas, distribuição de medicamentos do programa, ginástica laboral, atualização de carteirinha e verificação da pressão arterial. Segue roteiro o que será realizado bimestralmente.