terça-feira, outubro 31, 2017

“Salvando Vidas”. Saúde de Rio Bonito pela primeira vez promove coleta de sangue no próprio município

    Nesta terça-feira, 31, aconteceu pela primeira vez na história de Rio Bonito do Iguaçu a campanha e coleta de sangue através do Hemocentro de Guarapuava. Na região, a coleta descentralizada só ocorria em Laranjeiras do Sul.

Com a presença da secretária municipal de Saúde, Keullin Oliboni e do diretor do Hemocentro de Guarapuava, Fernando José Guiné e do diretor da 5ª Regional de Saúde, Marcos Brunsfeld, a estimativa é que 60 bolsas de sangue sejam preenchidas com a doação em grande parte do tipo "O" universal, uma peculariedade da população local, de acordo com o diretor do hemocentro.

Coincidentemente durante a coleta, a sede do hemocentro de Guarapuava informou à secretária Keullin que uma paciente de Rio Bonito que se encontra internada no hospital São Vicente vai necessitar urgentemente de algumas bolsas de sangue coletadas hoje.

A Secretaria de Saúde teve auxílio de voluntários da Apae, Comitiva Esperança, servidores da Secretaria de Assistência Social, profissionais do Hemocentro de Guarapuava e todo o envolvimento dos quadros dos profissionais de saúde no município.

Segundo a secretaria Keullin Oliboni, a população atendeu o chamado para doar sangue através das mídias e da imprensa, procurando anteriormente as Unidades de Saúde para se cadastrarem e passarem pela triagem. “Preenchemos todas as vagas graças à procura da população, pois o hemocentro tem capacidade de coletar de até 60 bolsas de sangue por dia”, explica Keullin.

Para a secretária, o hemocentro fazendo à coleta no município estreita e facilita a vida dos doadores locais.

“Isso é muito importante porque podemos estreitar o caminho que esses doadores fariam pra irem coletar o sangue sem precisar ter de ir até o hemocentro de Guarapuava . Hoje eles estão aqui em Rio Bonito auxiliando na estrutura, equipamentos e dando o suporte pra uma colega de qualidade e segurança”, aponta a secretaria.

Também foram feitos testes rápidos e demais exames com pessoas que chegaram na hora se oferecendo para doar na Unidade de Atendimento Primário a Saúde da Família (UAPSF), antiga Clínica da Mulher, que abriu hoje somente para a coleta de sangue. Os dados desses futuros doadores serão anexados para a lista de próximos doadores a serem convocados.

O diretor do Hemocentro de Guarapuava, Fernando José Guiné exalta a procura da população rio bonitense para a doação de sangue.

“Quero celebrar neste momento a festa da vida. A procura da população foi bastante significativa. Para nós é fundamental que os doadores compareçam. Então vai nosso reconhecimento total para aquelas pessoas que vieram doar sangue. A estrutura que a Secretaria Municipal de Saúde está nos dando aos servidores do hemocentro é ótima e iremos conseguir atingir a demanda de doações.

Temos enviado a nossa equipe do hemocentro para outras região, como as de Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, com o intuito de coletar e beneficiar a população daqui de outros lugares”, disse Fernando José.

O diretor da 5ª Regional, Marcos Brunsfeld fez um agradecimento especial ao o prefeito Ademir Fagundes e a secretária Keullin por proporcionar uma estrutura de qualidade para as coletas.

“Estamos celebrando a festa da vida. A procura de doadores foi bastante significativa e isso é fundamental para o nosso trabalho. Nosso reconhecimento é para aquelas pessoas que vieram hoje doar. Agradecemos o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde pela estrutura, pelo carinho qual tratou nossos servidores e buscando nos atender em todos os detalhes. Estrutura essa que conseguimos beneficiar com bolsas de sangue pacientes da nossa e de outras regiões. Tudo isso que está acontecendo é em função desse espírito de doação, em especial da nossa população de Rio Bonito do Iguaçu que faz questão de fazer o bem ao próximo”, destaca o diretor da 5ª Regional.