Novembro está chegando e traz com ele mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Apadar), a partir do dia 1º , os produtores devem estar atentos, pois nesta etapa da iniciativa, que se estenderá até dia 30 do próximo mês, é obrigatório vacinar todos os bovinos e búfalos, incluindo os bezerros com poucos dias de vida.
Os pecuaristas devem lembrar que é necessário também preencher e entregar o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. Nele, conforme sublinha a instituição, deve estar relacionada corretamente a quantidade dos animais existentes e dos vacinados, por sexo e por idade.
O número de cabeças que consta no Comprovante será cadastrado na Adapar e deve ser exatamente igual ao existente na propriedade. Por isso, a Agência orienta também que o produtor aproveite o momento da vacinação para contagem de seu plantel e, somente depois, preencha o Comprovante. Para a comprovação, nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária, é preciso levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina.