Por volta da meia noite desta sexta feira, dia 26, durante Patrulhamento pela Rua Frei Everaldo, no Bairro Verdi, a Polícia Militar de Chopinzinho avistou um veículo GM/Vectra, cor vermelha e outro veículo GM/Montana de cor branca, ambos trafegando em atitude suspeita, sendo que seus condutores ao perceberem a aproximação da viatura empreenderam fuga em alta velocidade, sendo realizado acompanhamento tático.
Em determinado momento, a equipe visualizou que o veículo GM/Montana apresentou problemas mecânicos, porém durante o acompanhamento a Polícia perdeu o contato visual com o veículo GM/Montana, sendo possível apenas realizar a abordagem ao veículo GM/Vectra, cor vermelha, placas KLI-5908 emplacado em Guaíra, o qual era conduzido por Tiago, que foi identificado por meio do sistema SESP INTRANET, tendo como passageiro o senhor Adriano, o qual foi identificado pela Carteira de Trabalho que estava de posse do mesmo. Após busca pessoal, foi encontrado no bolso direito do calção do senhor Tiago a quantia de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais), o qual foi indagado sobre a origem do referido valor, onde o mesmo relatou que seria é um empréstimo para pagar contas.
Em continuidade, por haver indícios de que ambos estariam fazendo o papel de batedor do veículo GM/Montana, foram algemados e colocados no camburão da viatura para resguardar a integridade física da equipe Policial Militar. Na sequência a equipe informou os demais municípios sobre a fuga do veículo GM/Montana e solicitou apoio da equipe do Município de Coronel Vivida, e na sequência as equipes começaram a realizar buscas com o intuito de localizar o veículo GM/Montana.
Após perguntar para populares que estavam transitando em via pública, a equipe foi informada que o veículo GM/Montana teria seguido sentido ao Município de Mangueirinha. Diante do fato de posse da informação a equipe deslocou pela PR 281, sendo que em determinado trecho do percurso, a equipe visualizou um jovem transitando pela rodovia, o qual ao perceber a aproximação da equipe empreendeu fuga para um matagal, não sendo possível realizar a abordagem. Porém, logo à frente, a equipe logrou êxito e encontrou o veículo GM/Montana, cor branca, Placas MHH-5731 emplacada em Canoinhas/SC, o qual estava totalmente carregado com cigarros oriundos do país vizinho Paraguai. Foi constatado ainda, que o veículo estava com o pneu traseiro estourado, sem as chaves e sem documentos.
Diante do fato, a equipe guinchou o veículo GM/Montana até o Pátio do 2º Pelotão de Policia Militar de Chopinzinho, onde durante a contagem foi contabilizada a carga: (1.048) mil e quarenta e oito maços de cigarro marca FOX, (48) quarenta e oito maços de cigarro marca CLASSIC, (398) trezentos e noventa e oito maços de cigarro marca Palermo, (49) quarenta e nove maços de cigarro marca MIL, (150) cento e cinquenta maços de cigarro marca GIET, totalizando (1.693) mil seiscentos e noventa e três maços de cigarros oriundos do país vizinho Paraguai. Em seguida a equipe entrou em c ontato com a Policia Federal de Guarapuava, onde conversaram com o Delegado de Plantão, o qual após tomar conhecimento dos fatos, por não haver fortes indícios do envolvimento dos jovens relacionados com o contrabando, a equipe foi orientada a realizar a apreensão do veículo GM/Montana juntamente com a referida carga e encaminhar carga para aquele órgão, identificando os suspeitos para a instauração de inquérito.