Depois de muita discussão, foi decidido na manhã desta sexta-feira (11), em reunião realizada com os representantes do setor de Esportes dos municípios da Cantuquiriguaçu, na sede a Associação, que a data dos Jogos Abertos da Região da Cantuquiriguaçu (Jarcan's) será mantida: dias 6, 7, 8, 9 e 10 de setembro, no município de Pinhão.
Embora o evento tenha sido marcado há alguns meses, alguns municípios ainda não realizaram licitação para compra de uniformes e como este ano, o Governo do Estado não vai custear a alimentação dos atletas, algo que gira em torno de R$ 120 mil, os municípios argumentam que além de não ter dinheiro, também não há tempo hábil para o processo de licitação, já que faltam apenas 26 dias para o evento, que é um dos maiores do Paraná.
Em tempo, vale ressaltar que, este ano, o Governo do Estado não irá arcar com as despesas de alimentação, porque não houve solicitação por parte da ADEC (Associação Desportiva da Cantuquiriguaçu), entidade responsável pela realização do evento. Outras despesas, como premiação e arbitragem serão custeadas pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Aliás, por parte do Estado, está tudo pronto para a realização dos jogos.
Alegando falta de verba e/ou curto espaço de tempo, alguns municípios solicitaram que o evento fosse transferido para o mês de novembro. Porém, após uma longa discussão, chegou-se à conclusão que o ideal é realizar os Jarcan's, agora em setembro.
Dos 14 municípios presentes, apenas alguns municípios como Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Virmond, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, entre outros, confirmaram participação. É esperada a participação de ao menos 14 municípios, dos 21 que fazem parte da Associação.
O município de Pinhão, está se preparando para receber neste período, cerca de dois mil atletas.
Em 2018, os Jarcan's serão realizados em Laranjeiras do Sul e em 2019 em Guarapuava.
Com Audi Moraes