quarta-feira, agosto 30, 2017

Incra fez mais de 1,2 mil cadastramentos de famílias nos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu

No início desta semana, novamente a equipe do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) esteve fazendo o cadastramento das famílias nos espaços dos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu.

Entre os dias 28 e 29 de agosto, os moradores do Alojamento e Lambari foram atendidos por funcionários da Prefeitura, professores itinerantes e com apoio do pessoal da superintendência de Curitiba, repassaram os dados das famílias para o banco de dados do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

Segundo Josiane Oliveira, ouvidora agrária da superintendência do Incra no Paraná, nesses dois dias foram cadastradas 554 famílias, somadas as outras 559 já cadastradas alguns dias atrás no Herdeiros da Terra, Eucaliptos e Guajuvira, totalizando 1223 famílias.

“Esses cadastros serão digitados, gravados no banco de dados da ouvidoria para depois serem inclusos no Sipra. O cadastramento serve para várias finalidades e ações de benefício a essas famílias, quais serão definidas nos próximos dias”, explica a ouvidora Josiane.

Em cada cadastro serão geradas cópias do documento e ficarão anexadas para o processo de aquisição dos imóveis. Uma cópia irá para a coordenação do movimento social e outra para a Prefeitura. “Independente do tempo que irá ocorrer todo esse processo, as famílias cadastradas agora ou antes quando chegaram nesses espaços de terras, podem se sentir seguras”, afirma Josiane Oliveira.

Próximas atividades do Incra

Questionada o que o Incra fará daqui pra frente em Rio Bonito do Iguaçu em região, a ouvidora Josiane Oliveira acompanhada do técnico José Jorge - ambos da superintendência de Curitiba, garantem que o órgão federal pretende fazer outros tipos de trabalhos, não somente cadastramentos.

“Rio Bonito é o município que tem mais famílias assentadas e acampadas da região. Tem uma demanda muito grande de irregularidades nos lotes nos projetos de assentamentos e também nos já existentes, como o Ireno Alves e Marcos Freire. Estamos desenvolvendo políticas de regulamentação desses lotes e também presentes evitando conflitos entre famílias e funcionários da empresa Araupel, por exemplo. Isso são trabalhos que serão discutidas e estipuladas datas, agendamento de visitas, entre outros”, complementa.

Apoio da Prefeitura

O Governo Municipal com aval do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), em todos os dias de cadastramentos nos acampamentos, disponibilizou dois funcionários para auxiliarem no cadastramento direto das famílias. São eles Claudeir Freitas e Alex Djonatan Scheneider.

Na foto o assessor especial da Prefeitura Claudinei Oliboni, junto com Josiane Oliveira e José Jorge (Incra) acompanhados dos servidores municipais Claudeir Freitas e Alex Schneider.