Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

sábado, agosto 19, 2017

Artagão sugere construção de CENSE em Irati

Artagão relata que governo estadual dispõe de recursos para construção de CENSE
Um grande número de ocorrências, principalmente relacionadas a furtos, roubos, arrombamentos de casas e tráfico de drogas possuem envolvimento de adolescentes. Para inibir a prática desses delitos e evitar que os menores sejam liberados e voltem a comer infrações, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão de Mattos Leão Júnior, propôs a construção de um Centro de Socioeducação (CENSE) na cidade de Irati. Essa possibilidade foi cogitada durante encontro envolvendo representantes dos órgãos de segurança do município realizado na quinta-feira, 17, na sede da OAB de Irati com o objetivo de debater a construção da Delegacia Cidadã

Segundo Artagão, o Estado dispõe de dinheiro para construir o CENSE, no entanto, depende que o município entre com a contrapartida: a doação de um terreno de 20 mil metros quadrados. Uma das possibilidades seria um terreno pertencente ao município nas imediações do Colégio Florestal. 

O Paraná conta até o momento com 19 CENSEs, sendo que o mais próximo de Irati fica em Ponta Grossa e já está com a capacidade esgotada. Também há oito Casas de Semiliberdade. O período máximo de reclusão para adolescentes internados no CENSE é de três anos e, enquanto isso, eles participam de cursos de capacitação profissional. 

O delegado substituto de Irati, Eduardo Mady Barbosa, opina que é melhor trazer um CENSE para Irati do que um presídio, que traz consigo familiares de detentos e outros criminosos, acabando por sofisticar a criminalidade atraindo extensões de facções das capitais. Visão esta que foi compartilhada pelo Comandante da 8ª Cia da PM, Major Joas. 

O custo para a obra, de grande porte, que seria totalmente por conta do Estado, gira em torno de R$ 7 milhões. O CENSE poderá abrigar de 88 a 98 adolescentes infratores, entre meninos e meninas, que poderão permanecer por até cinco anos.