
Para que os voos comercias comecem em Guarapuava, o aeroporto da cidade precisa estar de acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por isso a Prefeitura Municipal está realizando uma revitalização no local. A obra abrange a ampliação da pista de decolagem, novo terminal de passageiros, construção da Sessão Contra Incêndio (SESCINC) e estacionamento com 75 vagas.
As obras do aeroporto são realizadas pelas Secretarias de Obras e Indústria e Comércio, mas a participação de empresas locais está sendo fundamental. Parte do recurso investido no aeroporto foi adquirido por emenda parlamentar dos deputados e o restante é resultado dessa parceria com os empresários da região.
O novo terminal de passageiros terá 962 m², com salas de embarque e desembarque, banheiros, cantina, cozinha, box com aluguel de carros, sala de informações turísticas, e espaço para comércio. "A fundação e superestrutura do terminal de passageiros e da SESCINC está finalizada. Agora, vamos dar início a parte hidráulica dessas estruturas", explica o engenheiro responsável pelas obras do aeroporto, Halmult Goba Brandtner, lembrando que a pista de decolagem também passa por reformas e atualmente está recebendo a terraplenagem, para que em seguida seja feita a pavimentação.
Assim que concluído, o aeroporto poderá receber voos comerciais da empresa Azul Linhas Aéreas.