sábado, julho 08, 2017

27% das Câmaras Municipais do PR enfrentam dificuldades com o Portal da Transparência

Cerca de 27% das Câmaras Municipais do Paraná possuem problemas relacionados ao Portal da Transparência, ferramenta que disponibiliza dados sobre a utilização do dinheiro público. A pesquisa foi realizada de forma inédita pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) a pedido do Ministério Público do estado. O público-alvo foram os vereadores e servidores que participaram do 1° Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança.

Dentro os problemas, a falta de clareza em relação à estrutura do sistema foi a mais citada, sendo a reclamação de cerca de 25% dos agentes públicos. As demais preocupações mais apontadas pelos pesquisados foram sobre compreensão do sistema, tanto do usuário interno, como do usuário externo, assim como em relação às dificuldades com as atualizações.

Em menor escala, ainda foram nomeados problemas com o prazo para o abastecimento de dados no portal, o suporte técnico oferecido e a falta de pessoal na Câmara para o cuidado mais aperfeiçoado com o sistema. Cerca de 51% dos entrevistados afirmaram não ter dificuldades com o Portal e, o restante, não soube opinar sobre o assunto.