

Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) alertam para o retorno da instabilidade a partir de domingo (04) em parte do centro-sul do Brasil.
De acordo com o órgão oficial, a instabilidade será promovida pelo escoamento de um cavado – área alongada de baixa pressão – em superfície, além do escoamento do Jato de Baixos Níveis (JBN) – fluxo de ar quente amazônico – e perturbações ciclônicas – áreas de baixa pressão – na média coluna troposférica.
A chuva poderá totalizar elevados volumes, além de queda de granizo, grande incidência de raios e rajadas de vento.
“A partir do domingo (04/06), voltarão a ocorrer pancadas de chuva entre o MS, oeste e sul de SP e Região Sul do Brasil. A presença de um cavado em superfície, aliado ao escoamento associado ao Jato de Baixos Níveis e a propação de perturbações ciclônicas de onda curta na média troposfera propiciarão condições para temporais com volumes significativos de precipitação.
A alta instabilidade da atmosfera também fornecerá condições para ocorrência de amplas descargas elétricas, rajadas de vento de forte intensidade e ocasional queda de granizo em pontos isolados. Para o decorrer da próxima semana os modelos projetam a manutenção das instabilidades na faixa entre o MS, sul e oeste de SP e Região Sul do Brasil. Nesta faixa, poderão ocorrer temporais com elevados significativos de precipitação.”