
Mais de 4,9 mil pessoas estão fora de casa no Rio Grande do Sul devido ao excesso de chuvas registrado nos últimos dias no estado, conforme aponta boletim divulgado no final da tarde deste domingo (4) pela Defesa Civil. O número é 10,6% maior em relação ao último levantamento, publicado no sábado (3).
O estado tem 322 famílias desalojadas – que estão em casas de parentes ou amigos –, o que equivale a 3.520 pessoas. Outras 865 famílias estão desabrigadas – que foram levadas a abrigos fornecidos pelo Estado –, um total de 1.383 pessoas.
O estado tem 52 cidades em situação de emergência, segundo o órgão, mesmo número divulgado no sábado. Já o total de municípios atingidos subiu para 125, um a mais em relação ao levantamento anterior.
A Defesa Civil informou ainda que o nível do Rio Uruguai segue subindo em Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste. Em Iraí e Porto Mauá, o rio está baixando. Na Região Metropolitana, segundo o órgão, o Rio Caí apresenta diminuição no nível em São Sebastião do Caí, e o Rio dos Sinos está estabilizado em São Leopoldo.