sexta-feira, junho 02, 2017

Prefeito '' GAÚCHO '' anuncia data entrega das Contratos de USO de TERRAS aos assentados

''Um sonho antigo , acompanho o sofrimento deste povo , deste momento em diante começa uma nova história....'' afirmou GAÚCHO prefeito de Rio Bonito do Iguaçu  
Governo Municipal informa que no próximo dia 15 de junho, no Ginásio de Esportes Alessandro Bovino em Rio Bonito do iguaçu a partir das 14 horas, serão entregues os primeiros Contratos de Concessão de Uso (CCU) para os assentados previamente cadastrados junto ao Incra. A lista de convocação dos contemplados sairá na próxima semana.

O CCU, emitido gratuitamente, é o instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do Governo Federal. Ao assinar o documento, o assentado se compromete a residir no lote e explorá-lo economicamente respeitando o meio ambiente.

De acordo com o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), isso é o começo para a tão almejada titularização da terra dos assentados e também para os acampados que em breve quando estiverem assentados, terão o direito garantido a esse documento.

CCU e Título de Domínio


O CCU e o Título de Domínio são os instrumentos que asseguram o acesso a terra pelos trabalhadores. A principal diferença entre os dois documentos é que o título é pago e tem caráter definitivo. O documento definitivo só pode ser entregue após a verificação de que a unidade familiar cumpriu as cláusulas do CCU.

O título de domínio é pago pelo agricultor, que tem carência de três anos e um prazo de vinte 20 anos para quitá-lo. O valor do título é calculado a partir do que foi pago pelo Incra na época em que a terra foi obtida para a criação do assentamento. O cálculo considera apenas o valor da terra nua, não incluindo, portanto, os valores referentes ao pagamento das benfeitorias.