O Paraná perdeu neste final de semana um dos seus heroicos pioneiros. Faleceu em Dois Vizinhos o senhor Ervelino Coletti, gaúcho que veio para nosso estado aos 8 anos de idade e ajudou a desbravar e colonizar a região Sudoeste. Ele foi um dos responsáveis pela emancipação política do lugar que adotou como sua terra, ali foi prefeito e sua filha, Rose Litro, seguiu seus passos na política, assim como o neto Paulo Litro, deputado estadual.
Em 2013 o senhor Coletti recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná. Tinha 83 anos pelas mãos de sua filha a então deputada ROSE LITRO e o Deputado Valdir Rossoni.
“Tive a honra de entregar a ele o título de cidadão honorário do Paraná, momento que me marcou muito porque ouvi a história da colonização do Sudoeste”, disse Valdir Rossoni, atual Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná. “Ele fez história e deixou um legado que está sendo honrado pela família.”