Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

quinta-feira, maio 18, 2017

Sindicatos dizem que governo já tem como pagar reajuste de servidores


Integrantes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) – que representa os servidores públicos estaduais – entregaram hoje ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e ao líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), um estudo com base em dados do Portal da Transparência do governo segundo os quais o Estado registrou um aumento de arrecadação nos primeiros quatro meses de 2017 que permitem o pagamento do reajuste salarial do funcionalismo.

O reajuste – referente à reposição da inflação de 2016 – que por lei aprovada em junho de 2015 deveria ter sido pago em janeiro último foi suspenso por tempo indeterminado no final do ano passado, sob a alegação do governo de que o Estado não teria condições financeiras de quitá-lo.

O estudo foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE/PR). Segundo o levantamento, o governo teve um aumento de receita de 9% no primeiro quadrimestre do ano. O Índice de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril fechou em 0,14%, além da inflação acumulada em 4,08%, nos últimos 12 meses.

Nos cálculos do Fórum, o governo deve aos servidores 6,29% de reposição da inflação de janeiro de 2016, mais 1% (de janeiro) e 1,10% (de maio). O acumulado no período significaria uma dívida de 8,53% com data-base do funcionalismo.