domingo, abril 30, 2017

Funcionários dos Correios iniciam greve por tempo indeterminado no Paraná


Foto - Agência dos Correios em Laranjeiras do Sul 

Os funcionários dos Correios do Paraná estão em greve por tempo indeterminado desde a noite de quarta-feira (26). A paralisação ocorre em apoio ao movimento nacional da categoria.

A greve é contra a privatização, demissões e retiradas de direitos, além do fechamento de mais de 200 agências no país, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

Em todo o Paraná são 6,3 mil trabalhadores nos Correios. Até a manhã desta quinta (27), 80% da categoria tinha aderido ao movimento grevista, segundo o sindicato dos trabalhadores. Em Curitiba, eles estão reunidos em frente à sede da empresa que fica na Rua João Negrão, no Centro.

Os Correios afirmam, por outro lado, que a instituição funciona normalmente em todo o Brasil e que a mobilização atinge, principalmente, a parte operacional. No Paraná, de acordo com os Correios, 90,69% do efetivo cumpre jornada normal de trabalho.

Os funcionários das agências franqueadas, que são terceirizados, não participam da greve. Em todo o país, a empresa possui atualmente cerca de 6.500 agências próprias, além de mais de 1 mil franqueadas.