Dois servidores públicos foram denunciados por fraude a licitação e desvio de uma máquina de raio-X de um hospital municipal de Matinhos, no litoral do Paraná.
Além deles, de acordo com o Ministério Público (MP-PR), um casal representante da empresa contratada para a locação de aparelhos de radiologia também responde pelos crimes.
As investigações apontaram que, em 2024, os servidores, à época membros da Comissão Especial de Licitação da cidade, autorizaram a contratação direta de uma empresa de forma irregular, em desacordo com a lei.
A prática levou ao aceite de três orçamentos fornecidos por empresas controladas pelo mesmo grupo familiar, no caso o casal. Elas simulavam uma competitividade inexistente, mas operavam inclusive no mesmo endereço
Além disso, conforme denúncia do MP-PR, os representantes da empresa se apropriaram de um dos aparelhos de raio-x, avaliado em R$ 100 mil. Eles tinham a posse do equipamento por causa do contrato de prestação de serviços.
A máquina foi retirada da unidade de saúde sob justificativa de manutenção, mas acabou instalada em uma unidade privada de atendimento que pertencia ao casal em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recuperada durante uma operação da Polícia Civil neste ano.
Os quatro denunciados devem responder por peculato por apropriação e contratação direta ilegal.
