A Companhia Paranaense de Energia (Copel) destinou, ao longo de 2025, cerca de R$ 85 milhões em compensações financeiras a 36 municípios paranaenses que possuem áreas alagadas por reservatórios de usinas hidrelétricas da companhia ou de empreendimentos com participação da empresa.
Os repasses fazem parte da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgados por meio do Painel de Dados Integrados das distribuições de compensações e royalties das usinas hidrelétricas.
A compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos é paga mensalmente pelas concessionárias de geração hidrelétrica. O valor corresponde a 7% da energia produzida em cada usina, calculado com base na Tarifa Atualizada de Referência (TAR), definida pela Aneel.
A legislação estabelece duas parcelas de distribuição: 6,25% e 0,75%.
A parcela de 6,25% é dividida entre:
• Municípios com áreas alagadas (65%);
• Estados (25%);
• Órgãos da administração direta da União (10%).
Já a parcela de 0,75% é destinada ao Ministério do Meio Ambiente, para financiamento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
O rateio entre os municípios é proporcional à área ocupada pelo reservatório de cada usina hidrelétrica. Alguns municípios ainda recebem valores adicionais quando existem outras usinas operando rio abaixo, como forma de compensação por reservarem água para a regularização das vazões dos rios.
Em 2025, os municípios contemplados com a compensação financeira pela operação das usinas da Copel foram:
Antonina, Bituruna, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Candói, Cantagalo, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Jordão, Guarapuava, Guaratuba, Mangueirinha, Morretes, Nova Prata do Iguaçu, Pinhão, Planalto, Porto Barreiro, Porto Vitória, Quedas do Iguaçu, Realeza, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge d’Oeste, São José dos Pinhais, Saudade do Iguaçu, Tijucas do Sul, Três Barras do Paraná, União da Vitória e Virmond.
