segunda-feira, janeiro 12, 2026

Policia Ambiental prende 03 pescadores na Usina de Salto Santiago


Durante patrulhamento nas imediações da Usina Hidrelétrica Salto Santiago, a Polícia Ambiental prendeu três homens suspeitos de envolvimento com pesca predatória em pleno período de piracema.

De acordo com a corporação, a equipe avistou duas motocicletas saindo de uma trilha que dá acesso à margem da represa. Ao perceberem a presença da viatura, os condutores realizaram uma manobra brusca de retorno e empreenderam fuga em alta velocidade. 

Diante da atitude suspeita, os policiais iniciaram acompanhamento tático com uso de sinais luminosos e sonoros, que foram ignorados.

A abordagem só foi possível após os condutores perderem o controle das motocicletas e caírem em um trecho de terreno liso e irregular. Durante a verificação, os policiais constataram que os envolvidos transportavam materiais utilizados na pesca predatória, como redes de diversas malhas e boias loucas.

Ainda conforme a Polícia Ambiental, foi verificado que as duas motocicletas estavam com pendências na documentação e que um dos condutores não possuía habilitação para dirigir. Os três envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.

No local, foram lavrados autos de infração ambiental que totalizaram R$ 12.960,00 em multas, além das autuações de trânsito cabíveis. As motocicletas foram recolhidas e encaminhadas ao pátio da 10ª Companhia da Polícia Militar.

A Polícia Ambiental reforça que as fiscalizações, tanto por terra quanto por água, estão sendo intensificadas durante o período de defeso, e alerta que quem for flagrado cometendo infrações ambientais durante a piracema estará sujeito a penalidades agravadas.

Fonte: Polícia Ambiental