quinta-feira, janeiro 29, 2026

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

O Detran-PR anunciou o fim da exigência do teste da baliza no processo de habilitação. A decisão segue os estados São Paulo, Espirito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que também tiraram a exigência. Segundo o Governo do Paraná, uma portaria vai definir as novas regras em todo o Paraná.

O Detran justificou a mudança afirmando não ser “razoável reprovar um candidato que demonstra pleno domínio do veículo em circulação, respeito às regras e comportamento defensivo, apenas porque não executou perfeitamente uma manobra que, na vida real, o próprio cidadão pode escolher não realizar”.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, o departamento também considerou o índice de reprovação como fator para a mudança.

Numa amostragem dos últimos 300 testes aplicados na 1ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) do Paraná, em Curitiba, a baliza representou 90,6% das reprovações, com candidatos precisando de até quatro retestes.Tocador de áudio

Mudança na avaliação

De acordo com o Detran-PR, essa atualização muda o foco do teste para a habilidade no trânsito e comportamento defensivo dos condutores em formação.

Os itens avaliados serão o respeito à sinalização e à preferencial, boa circulação e controle do veículo (desenvolvimento, aceleração e frenagem), utilização correta da seta e dos itens de segurança, entre outros.Tocador de áudio

Outras mudanças

A retirada do teste da baliza segue uma série de mudanças anunciadas pelo Ministério dos Transporte no processo de habilitação .

Desde o início de janeiro, motoristas que se enquadram nos critérios de bom condutor – cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores e sem registro de pontos na CNH nos últimos 12 meses – podem ter a habilitação renovada automaticamente, sem custos, com emissão gratuita da CNH Digital.

A renovação automática não se aplica a condutores com 70 anos ou mais e, para motoristas a partir de 50 anos, pode ser utilizada apenas uma vez.

As aulas práticas também passaram por mudanças, com redução da carga horária mínima e a autorização para que as autoescolas do Paraná já ofertem o curso no novo formato.

Além disso, está prevista a possibilidade de contratação de instrutores de trânsito autônomos para as categorias A e B, ampliando as opções disponíveis aos candidatos.

Entre outras alterações, já foi implementado o fim do prazo máximo de 12 meses para a conclusão do processo de habilitação. O Detran-PR também trabalha para permitir que candidatos aprovados possam optar exclusivamente pela CNH Digital gratuita, tornando facultativa a emissão do documento impresso.