Vitória da Reforma Agrária Popular, da luta pela terra e do sonho coletivo! Cerca de 2 mil famílias camponesas serão assentadas na região Centro do estado após quase 10 anos de acampamento. O acordo foi firmado nesta quinta-feira (15) pelo Governo Lula.
São quatro novos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná - Dom Tomás Balduíno e Araucária, em Quedas do Iguaçu; Nova Vitória, em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu; e Herdeiros da Terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

As comunidades construíram uma grande organização, com ampla produção de alimentos, estradas, escolas e espaços coletivos. Apesar dos muitos desafios e ausência de políticas públicas de apoio às famílias camponesas, a luta coletiva conquistou melhores condições de vida ao longo de mais de 10 anos de organização e luta.Ao todo, são mais de 33 mil hectares da madeireira Araupel que agora serão oficialmente assentamento.
O sonho trilhado na madrugada fria se torna realidade - A conquista dos quatro novos assentamentos é parte da construção do maior território da reforma agrária em áreas contínuas na América Latina, iniciado há 30 anos e com mais de 5 mil famílias acampadas ou assentadas nas terras da Araupel.
A luta pela reforma agrária segue na região com a demanda de assentamento de mais 600 famílias. Em todo o Paraná, cerca de 80 comunidades ainda reivindicam a efetivação da reforma agrária - algumas delas em situação de acampamento há mais de 30 anos.
LUTAR, CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!
PÁTRIA LIVRE, VENCEREMOS!
VIVA O MST! VIVA AS FAMÍLIAS SEM TERRA!
